Composição Visual

Composição Visual - Gomes,Luiz Claudio Gonçalves | Nisrs.org Leia o livro diretamente no seu navegador. Baixe o livro em formato PDF, TXT, FB2 em seu smartphone. E muito mais em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Gomes,Luiz Claudio Gonçalves
DIMENSÃO
5,49 MB
NOME DO ARQUIVO
Composição Visual.pdf
ISBN
4947352264507

DESCRIÇÃO

Por meio da visão, é possível perceber com maior clareza e velocidade tudo aquilo que se encontra no ambiente. Grande parte de nossos sentimentos são gerados a partir daquilo que vemos e observamos. O homem desenvolveu sua expressão pela linguagem visual, fazendo desenhos e pinturas nas pedras das cavernas. Desse modo, passou a comunicar-se e deixou sua marca. Para além da necessidade de comunicar, o homem primitivo admirava aquilo que via e procurava representar imagens, abstratas ou figurativas, para o adorno e a contemplação. Qualquer imagem que vemos causa, de algum modo, uma sensação de agrado, repulsa, inquietação ou indiferença. Esse sentimento tem a ver com a composição dessa imagem, ou seja, com o número de elementos e a distribuição espacial do conjunto visual. Colaboram, ainda, para nosso sentimento sobre o que vemos, as cores utilizadas, o modo como o conjunto está iluminado, as texturas empregadas, a escala, o tamanho, o enquadramento, além de nossa história de vida e conhecimentos adquiridos anteriormente. Assim, a sistematização em livro dessas informações sobre composição visual é muito importante no processo de construção do conhecimento e, principalmente, no âmbito acadêmico-profissional, daqueles que se relacionam profissionalmente com a imagem. É de suma importância que a formação de profissionais das artes e das técnicas seja pautada na fundamentação teórica e na prática cotidiana do mundo do trabalho.

Quando esta composição possui uma certa intenção estética, o desenho passa a ser considerado uma expressão artística. A escolha dos meios e materiais está intimamente relacionada à técnica escolhida para o desenho. Capítulo 10 - Composição Visual nas Profissões.

Quando imaginamos um ponto, normalmente pensamos nele como um pequeno círculo. No entanto, o ponto pode ter outras formas, como um quadrado ou uma mancha, por exemplo. A composição visual está presente em todas as formas de arte: no design, nas artes plásticas, na fotografia, no cinema, em animação, etc, etc.

LIVROS RELACIONADOS