Urbanismo de Colina

Urbanismo de Colina - Lobo,Manuel Leal da Costa | Nisrs.org PDF, TXT, FB2. ePUB. MOBI. O livro foi escrito em 2021. Procure um livro sobre nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Lobo,Manuel Leal da Costa
DIMENSÃO
10,55 MB
NOME DO ARQUIVO
Urbanismo de Colina.pdf
ISBN
9113119668981

DESCRIÇÃO

"ESTE É UM LIVRO sobre a tradição luso-brasileira de urbanismo de colina. A "Introdução" esclarece o leitor sobre o que está em causa: estudar os processos de ocupação das áreas de colina pelas cidades brasileiras e portuguesas a partir de uma matriz interpretativa comum, o modelo "lusitano" de adoção de locais elevados como sítio fundacional de novos aglomerados.O objetivo do livro é, portanto, muito claro. Mas o trabalho desenvolvido ultrapassa-o, suscitando múltiplos ângulos de leitura. Na verdade, esta publicação é, em simultâneo, um manual de geopolítica, uma história das ideias um relato de jogos de poder, um compêndio de urbanismo, no limite, um guia de boas e más práticas.(...) Inteligente a decifrar o passado, perspicaz a desvendar o presente e útil para equacionar o futuro, este é um livro inevitável para quem acredita no valor prospectivo desse legado luso-brasileiro, tão mágico quanto improvável, a que chamamos cidades de colina."João FerrãoInstituto de Ciências Sociais | Universidade de LisboaESTE LIVRO apresenta uma ampla abordagem a respeito dos processos tradicionais de ocupação das áreas de colina nas cidades brasileiras e portuguesas, associados à tradição da urbanística lusitana de ocupar sítios em locais elevados para a fundação de cidades. Sete são as cidades estudadas: Lisboa, Coimbra e Óbidos, em Portugal, e Salvador, São Paulo, Rio de Janeiro e Ouro Preto, no Brasil. A partir da compreensão histórica da organização espacial e da estruturação dessas cidades, são identificadas possíveis semelhanças, disparidades, regularidades e rupturas. No Brasil, ao longo dos dois primeiros séculos, assim como em Portugal, essas cidades de colina tiveram sua estrutura fortemente apoiada na rua direita, nas igrejas e nos seus largos fronteiriços, no rossio e numa disposição de traçados viários em consonância com os condicionantes topográficos, definindo uma singular morfologia para as quadras urbanas e os parcelamentos. Na conclusão deste estudo, constata-se o potencial que um melhor entendimento do tema provoca, por exemplo, na definição de políticas governamentais, no incremento do turismo, por meio da valorização da memória e da cultura, e na abrangência social que poderão ter políticas adequadas a esses espaços, muitas vezes frágeis, das nossas cidades mais antigas, de forma a preservar um modo próprio de fazer cidade, marca dessa tão relevante tradição urbanística portuguesa.

Colina Urbanismo é focada no mercado imobiliário. Há mais de 10 anos desenvolve projetos urbanísticos... Urbanismo.

A Introdução esclarece o leitor sobre o que está em causa: estudar os proces A Colina Urbanismo está sempre pronta para ouvir você. Para falar conosco, envie sua opinião ou entre em contato através do formulário, telefone ou e-mail indicados nesta página. Urbanismo de colina: uma tradição luso-brasileira - Ebook written by Manuel Leal da Costa Lobo, José Geraldo Simões Júnior.

LIVROS RELACIONADOS