A Ciência Em Descartes - Fábula E Certeza

A Ciência Em Descartes - Fábula E Certeza - Andrade,Érico | Nisrs.org Temos o prazer de apresentar o livro . em PDF, TXT, FB2 ou qualquer outro formato possível em nisrs.org.

EM FORMAÇÃO

AUTOR
Andrade,Érico
DIMENSÃO
12,50 MB
NOME DO ARQUIVO
A Ciência Em Descartes - Fábula E Certeza.pdf
ISBN
9744609188511

DESCRIÇÃO

Nada é mais criticado nas universidades que o paradigma cartesiano. Descartes seria responsável pelo desastre ecológico, pela fragmentação da ciência e, por fim, por um saber tanto racionalista quanto avesso a qualquer tipo de incerteza.Essa imagemreforça o fato de que muitas vezes a caricatura toma o lugar das leituras minimamente comprometidas com o entendimento dos autores clássicos da história da filosofia. O projeto cartesiano sempre foi unificar o saber humano sob a égide da ordem e da medida. Para tanto, a ciência não só poderia partir de hipótese falsas, como poderia conceber o mundo como uma fábula em cujas linhas estaria a marca da inteligência humana.

Essa imagem reforça o fato de que muitas vezes a caricatura toma o lugar das ... E existe a favorita dos filósofos, a possibilidade de que sejas um "cérebro numa cuba": um cérebro humano desligado do teu corpo e mantido vivo numa cuba de nutrientes químicos, mas ligado a um computador através de nervos que recebem dados de entrada (inputs) e de nervos que produzem dados de saída (outputs) de tal modo que tens a experiência que terias se estivesses em ... René Descartes foi o maior expoente do chamado racionalismo clássico - movimento que deu ao mundo filósofos tão brilhantes como Francis Bacon, Blaise Pascal, Thomas Hobbes, Baruch Spinoza, John Locke e Isaac Newton. O século 17 assistiu a grandes inovações no campo da ciência e do pensamento. Ciência e moral em Descartes.

Livraria Almedina.1976. Descartes,René -As Paixões da Alma.São Paulo.Martins Fontes.

LIVROS RELACIONADOS